Autor Tópico: Maioria das pessoas recorre às compras para se sentir melhor  (Lida 4172 vezes)

admin

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 918
  • PODER JURÍDICO
    • Ver perfil
    • PODER JURÍDICO - Conhecimento e informação na dose certa!
Maioria das pessoas recorre às compras para se sentir melhor
« Online: Julho 22, 2017, 04:04:19 pm »
Advertisement
Maioria das pessoas recorre às compras para se sentir melhor

De 1.084 entrevistados, 98% disseram que costumam gastar quando estão tristes ou estressadas


“Você compra porque brigou com o namorado ou porque se estressou no trabalho? Eu sou assim”, afirma a programadora Kelly Artiaga, 31. Essa é uma realidade para a grande maioria das pessoas que estão deprimidas. Uma pesquisa da empresa americana Ebates mostrou que 96% dos entrevistados já fizeram compras apenas para se sentirem bem.

Ao todo, foram 1.084 participantes com mais de 18 anos nos Estados Unidos. Desse montante, 66% afirmaram que compram quando estão entediados, enquanto 56% disseram que roupas novas trazem mais satisfação no ato da compra.

Outros estudos científicos comprovam esse comportamento. Um deles, feito por especialistas da Universidade de Nova York, constatou que, no instante em que decidem comprar, as pessoas se sentem bem e há uma onda positiva.

No Brasil não é diferente. A psicóloga Marília Gama, da Universidade Federal de São Paulo, explica que esse fato influencia a hora de alguém adquirir um bem depois de uma decepção. Além disso, muito do que acontece no momento da compra está fora das decisões racionais. “É o tipo de escolha que nos faz evitar a negligência em um projeto de trabalho ou pensar duas vezes sobre a condução imprudente. A maioria de nós gasta menos de um segundo para decidir se deve ou não fazer a compra”, diz.

A programadora Kelly concorda. “Faço compra sempre que passo por uma situação difícil ou quando preciso levantar o ânimo”, admite. Ela garante que nunca se arrepende, porque encara o fato como uma compensação.

A psicóloga acrescenta que, além de uma sensação de gratificação momentânea, há uma explicação histórica. “Antigamente, os bens eram raros e difíceis de se adquirir, por isso, era comum fazer estoques. Essa sensação de segurança veio conosco por meio de gerações. Mesmo com fácil acesso, sentimos a necessidade de ter uma reserva diante de um possível imprevisto”, analisa.

Cuidado. Apesar de ser comum, comprar passa a ser preocupante quando afeta negativamente a vida da pessoa, prejudicando, principalmente, a situação financeira, alerta Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

“A pessoa já se conhece e sabe que, se tiver uma semana ruim, vai querer comprar algo. Por que não deixar um dinheiro separado para isso? Pagou as contas e deixou uma reserva de emergência? Esse é o caminho para uma boa compra”, diz.
Dados. Segundo o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, cerca de 5% dos brasileiros tem oniomania, transtorno que provoca hábitos compulsivos de compra.

Mulheres são mais impulsivas em gastos

Pode parecer perseguição, mas não é. As mulheres agem mais por impulso na hora de comprar em comparação aos homens. Um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que 47% das 647 entrevistadas compraram coisas depois de se sentirem com a autoestima baixa, ou estar em uma situação de tristeza, como tensão pré-menstrual e até mesmo insegurança com a aparência.

Por outro lado, o público masculino que admitiu ter a mesma atitude foi de 36% na pesquisa. O descontrole dos homens, de acordo com o estudo, está relacionado à ansiedade com algum evento, como, por exemplo, a proximidade de férias ou de viagem.

O mesmo estudo ainda constatou que há uma dificuldade geral em poupar. Dos entrevistados, 43% das mulheres e 41% dos homens afirmaram que não conseguem guardar parte dos rendimentos até o final do mês para alguma emergência.

http://www.otempo.com.br/interessa/maioria-das-pessoas-recorre-%C3%A0s-compras-para-se-sentir-melhor-1.1500184
PODER JURÍDICO - Conhecimento e informação na dose certa!
Site: http://www.poderjuridico.com.br
Forum: http://forum.poderjuridico.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/poderjuridico.com.br/

PODER JURÍDICO

Maioria das pessoas recorre às compras para se sentir melhor
« Online: Julho 22, 2017, 04:04:19 pm »
111111111111111